A cidade-corredor
Cada vez mais Brasília vai se tornando um corredor para carros. A política do diretor do Detran-DF, Délio Cardoso, é de aumentar o máximo que puder a velocidade das vias e tirar os pardais, substituindo-os por barreiras eletrônicas, mesmo que isso seja irregular, pela cidade ser patrimônio histórico.
O sistema de transporte público, pela vergonha que é, reforça o senso comum que só se pode viver na capital de carro. Isso porque, segundo o Detran, menos de 1% da frota registrada por ano no DF são de ônibus novos. O tipo de veículo mais registrado, claro, é o carro (mais ou menos 75%), sendo seguido de motocicleta, caminhonete, caminhão, reboque e aí sim ônibus. Daí porque não dá pra viver na cidade sem carro, praticamente não há ônibus.
Com cada pessoa no seu carro, a conclusão óbvia são os engarrafamentos em horário de pico. Outra conclusão, não tão óbvia, é que a cidade vira um corredor, no qual o horizonte raro em cidades grande - o pôr do sol na época da seca, o céu prateado no final do ano - some. Não só isso como a própria cidade tão cuidadosamente planejada, as pessoas que andam e atravessam as ruas, os barulhos normais de qualquer cidade, os cheiros, o contato com os outros.
*para saber mais sobre a política do Detran:
aqui e aqui
O sistema de transporte público, pela vergonha que é, reforça o senso comum que só se pode viver na capital de carro. Isso porque, segundo o Detran, menos de 1% da frota registrada por ano no DF são de ônibus novos. O tipo de veículo mais registrado, claro, é o carro (mais ou menos 75%), sendo seguido de motocicleta, caminhonete, caminhão, reboque e aí sim ônibus. Daí porque não dá pra viver na cidade sem carro, praticamente não há ônibus.
Com cada pessoa no seu carro, a conclusão óbvia são os engarrafamentos em horário de pico. Outra conclusão, não tão óbvia, é que a cidade vira um corredor, no qual o horizonte raro em cidades grande - o pôr do sol na época da seca, o céu prateado no final do ano - some. Não só isso como a própria cidade tão cuidadosamente planejada, as pessoas que andam e atravessam as ruas, os barulhos normais de qualquer cidade, os cheiros, o contato com os outros.
*para saber mais sobre a política do Detran:
aqui e aqui
6 Comments:
aproveitando o gancho dos problemas urbanos...
O que é um pardal?
nossa, tem mais reboque do que ônibus? isso SIM é inusitado...
Cara, quem é que diz que essa cidade é planejada? quero ver daqui a dez anos...
sérgio: pardal é como os brasilienses chamam os radares de velocidade. acho que é porque eles ficam empoleirados nos postes.
quel: o plano já vem resistindo a umas boas décadas de mau governo. eu acho que ele ainda dura...
tomara! mas confesso que eu tenho medo dos reboques... Pra que tanto reboque, meu deus?
não é? e mais reboque que onibus?
muito doido
Postar um comentário
<< Home