domingo, julho 01, 2007

logica de caça-niquel

Caso 43
Dos cadernos de Jacques Lacan


O Sujeito: nasceu para consumir só pelo prazer de consumir. Só por causa do prazer de consumir, o consumo em massa necessita do autoconsumo, só pelo prazer de se consumir. Só por causa do prazer de se autoconsumir, o autocanibalismo é o símbolo material do consumo excessivo, só pelo prazer de sê-lo. Só por causa do prazer de sê-lo, o consumo excessivo é a lógica do narcisismo econômico, só prazer de sê-lo. Só por causa do prazer de sê-lo, o consumo de massa se iguala ao autoconsumo, só pelo prazer de alcançá-lo. O autocanibalismo é a lógica da moda. Desconstrução só pelo prazer de desconstruir. O autocanibalismo é a práxis da vida cotidiana: eu rôo minhas unhas só pelo prazer de roê-las, como meu cabelo, como a mim mesmo só pelo prazer de me comer. O consumo tem a ver com a internalização dos objetos, só pelo prazer de internalizá-los. Só por causa do prazer de internalizá-los, consumimos objetos a fim de torná-los "reais". Só por causa do prazer de torná-los reais, eu como a mim mesmo a fim de ser real, só pelo prazer de ser real. O autocanibalismo é criado só pelo prazer de comer a si mesmo, planejado só pelo prazer de comer a si mesmo, organizado por meio da produção social só pelo prazer de comer a si mesmo. Somos cães apaixonados pelo próprio vômito. Isso não é uma trangressão estética, não é um sacrifício ritual, não é arte corporal, é apenas autoconsumo, só pelo prazer de se autoconsumir... só pelo sabor do autoconsumo.

(distúrbio eletrônico, critical art ensemble)

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

merda de orkut!!

10:59 PM  
Blogger Érico said...

Assustador.

12:22 AM  
Anonymous Anônimo said...

ah, então era por isso... ontem assisti 'america's next top model' e uma delas se sentiu mal e não participou de uma sessão de fotos. acabou sendo eliminada, e quando isso aconteceu, fez questão de dizer que tudo foi um desperdício. nem pra ficar triste. ah, tá. sempre achei obscuro o porquê de se consumir tanto, e desse jeito em todos os possíveis da vida.

ecat.

10:12 AM  
Blogger júlia said...

ah que sacanagem céci!

4:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

No mínimo interessantíssimo.

9:10 AM  

Postar um comentário

<< Home